Entenda o erro de abrir a Bíblia aleatoriamente para ler

Entenda o erro de abrir a Bíblia aleatoriamente para ler

Deus pode falar através de um versículo aleatório da Bíblia?

Você se pergunta se abrir a Bíblia aleatoriamente e pegar o texto que vier na hora para ler é uma prática saudável? Será que Deus pode falar conosco se abrir a Bíblia ao acaso?

Se Deus pode falar por este meio eu não duvido, pois ninguém dita as regras de como Deus falará com Seu povo, mas certamente é um meio que eu não orientaria a alguém como prática/costume de leitura da Bíblia Sagrada.

Se Deus falar assim, que seja por Ele mesmo, e que não seja eu encaixando-O numa maneira que eu quero que fale.

Eu mesmo já subi a montes para orar onde vi essa prática acontecendo pessoalmente.

Muitas vezes os irmãos abriam num texto aleatório, liam o texto que viesse na hora e ficavam tentando entender o que aquilo significava ou o que Deus queria falar com isso.

As vezes, não encontrando uma explicação ou aplicação razoável para aquele texto, simplesmente diziam: ?marca aí que depois Deus vai revelar esse mistério pra gente?.

Há até igrejas que permitem aos seus pregadores usarem deste método para trazer a mensagem de Deus para a igreja.

Você já viu isso em algum lugar? Qual seria o problema de se abrir a Bíblia aleatoriamente em um texto para ler?

Abrir a Bíblia aleatoriamente para ler é um ?assassinato? contra o estudo bíblico!

Essa é uma das piores formas de se ler a Bíblia, pois não há um estudo dos acontecimentos em volta do contexto daquela passagem que foi lida, não há uma sequência, não se sabe as vezes com quem estava se falando e nem o que aconteceu para que o personagem em questão falasse o que ali se abriu aleatoriamente e leu.

Abrir a Bíblia aleatoriamente para ler é adotar um comportamento supersticioso, e tirar conclusão do que ali vier escrito é uma atitude imatura que pode ser um perigo, e acaba também por ser como uma adivinhação, uma prática completamente proibida por Deus desde os tempos antigos (Lv 19:31Is 8:19).

Seria a Bíblia Sagrada um livro mágico, ou um estudo profundo sobre a pessoa de Deus, nosso Criador, e a base para nosso conhecimento e relacionamento com Ele?

Existe um grande número de pessoas que ainda tem o costume de abrir a Bíblia aleatoriamente em busca de passagens de consolo e orientação para um problema que estão passando.

Todavia, não seria mais fácil ir direto ao ponto, e visitar uma página como essa aqui, ou simplesmente olhar nas primeiras (ou últimas) páginas de algumas Bíblias, que geralmente possuem o endereço de versículos indicando textos a serem lidos em vários tipos de situações?

Pois muitas vezes tais pessoas não encontram o consolo que procuram, e acabam só alimentando mais sua angústia, sua preguiça e falta de interesse por um momento de devoção a Deus, e um tempo exclusivo para leitura e reflexão da Palavra do Senhor com entendimento, e não ?às cegas?.

Para fazer uma comparação de que rejeitar o estudo sistemático e organizado da Palavra de Deus em troca de abrir a Bíblia aleatoriamente em um texto qualquer para ler é algo ruim, considere a seguinte situação:

Se todos os dias você deixar de comer uma boa refeição com carnes saudáveis, legumes, verduras, frutas e sucos naturais, substituindo-os por Fast food, batata frita, hambúrguer, coca-cola, sorvete, etc., responda-me: no final de 10 anos você estará com a saúde melhor ou pior? Com mais ou menos gordura no organismo? Abaixo ou acima do peso normal? Sofrerá um infarto ou terá uma saúde de ferro?

Da mesma forma, o povo que se diz de Deus tem se alimentado muito hoje em dia de mensagens rápidas e aleatórias por aí, muitas vezes reflexões com aparência bonita, mas sem base na Palavra de Deus, e isto tem criado uma geração de crentes doentes espiritualmente, fracos, que vivem se fazendo de coitados, e sem prática alguma de uma vida cristã saudável.

?De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus.
Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!?
(Hebreus 5:12 NVI)

Embora nossa cultura de imediatismo e instantaneidade esteja como a coisa mais comum por aí à fora, não é assim que Deus trabalha, não do nosso jeito, não no tempo que queremos, mas do jeito dele e no tempo dele! (Is 55:9)

Por isso, abrir a Bíblia aleatoriamente e tentar ficar tirando conclusão de qualquer texto que vier na frente em busca de instrução, não é nada saudável para a vida do crente!

Leia com atenção o que o Senhor disse no versículo abaixo:

?Jesus, respondendo, disse-lhes: Vós errais, não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus.?
(Mateus 22:29 KJF)

À partir do versículo acima (que foi uma resposta a uma pergunta imatura e tendenciosa que os saduceus fizeram a Cristo), o Senhor está defendendo claramente o estudo organizado da Palavra de Deus e de todo o seu contexto, e não, por exemplo, abrir a Bíblia de forma aleatória e tirar conclusões de um texto isolado, como se Deus estivesse comunicando alguma coisa de forma mágica.

Ler é de fato entender o que o texto comunica, mas será praticamente impossível entender o que o Comunicador da mensagem divina (o Espírito Santo ? 2 Pe 1:20,21) quer dizer se você abrir a Bíblia aleatoriamente, sem estudá-la, assim como ao Seu Criador.

Quando você lê a Bíblia Sagrada de forma organizada, com todo cuidado e atenção, você terá, naturalmente, mais interesse em conhecer mais e melhor, com mais qualidade, seus ensinos e acontecimentos.

Daí então é que as ferramentas de auxílio à leitura e estudo bíblico te ajudarão muito.

Mas você nunca descobrirá grandes riquezas da Palavra de Deus se abrir a Bíblia aleatoriamente para ler de qualquer maneira, e assim tirar interpretações superficiais e subjetivas.

Como bebês recém-nascidos, desejai o leite sincero da palavra, a fim de que assim possais crescer, (1 Pedro 2:2 KJF)

  1. Escrituras).

?Na prática, quem trata a Bíblia como um livro mágico de respostas rápidas, está desdenhando o estudo, a dedicação e as riquezas do saber.? (Pv 6:20-23)

Quem ensina a Palavra de Deus deve (praticamente) abominar o hábito de abrir a Bíblia aleatoriamente em um texto para ler.

Porque todas as coisas que foram escritas anteriormente, para nosso ensino foram escritas, para que, pela paciência e consolação das escrituras, tenhamos esperança.
(Romanos 15:4 KJF)

Logo, como ensinar, se não se sabe nem o texto que será lido?

Por isso devemos nos dedicar à leitura e ao estudo inteligente das Sagradas Escrituras!

Até que eu vá, dedique-se à leitura, à exortação e à doutrina.

Medita estas coisas, entrega-te a ti mesmo inteiramente a elas, para que o teu aproveitamento apareça a todos.

Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; continua nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
(1 Timóteo 4: 13,15-16 KJF)

A Bíblia Sagrada levou cerca de 1600 anos para ser escrita e ter todos os seus livros reunidos, você acha que abrir a Bíblia aleatoriamente ainda é o meio certo de estudá-la e aprendê-la? Acha que vai conseguir fazer isso instantaneamente?

Se este estudo foi edificante para você, conte-nos a sua experiência nos comentários aqui abaixo e compartilhe-o com seus irmãos em Cristo!




Créditos:

Compartilhe na Rede!

Deixe seu comentário!

Nos ajude a manter uma comunidade saudável e vibrante ao reportar qualquer comportamento ilegal ou inapropriado. Denuncie Aqui!